domingo, 12 de julho de 2009

Fotografia

O texto abaixo eu li no fórum de uma comunidade no orkut. Achei muito bacana pois não fala apenas sobre fotografia, os conselhos abaixo servem muitas outras coisas... Link para tópico no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=45821&tid=2571847258175514441&start=1 Como me tornar um Profissional? Dez conselhos que eu gostaria de ter escutado 20 atrás: 1- Estude. E estude sempre! Se na sua cidade não existe a possibilidade de fazer um curso, leia, forme um clube de discução, entre na net, mas estude sempre! 2- Fotografia se faz com o cérebro, não com os olhos. Portanto alimente o seu cérebro: Poesia, música, pintura, cinema, literatura, história, boteco, amores... tudo isso torna a fotografia rica e ajuda a imprimir a sua identidade ao trabalho. 3- Administrar o seu trabalho é tão importante quanto a técnica fotográfica em si, mas nenhuma escola ensina isso. Corra para o SEBRAE mais próximo e você terá uma grande economia com Aspirinas no futuro. 4- Existem dois caminhos: Você pode se tornar um especialista (em moda ou fotografia de culinária, por exemplo) ou ser uma espécie de "clinico geral" e fazer um pouquinho de tudo. Os dois caminhos são válidos e tem vantagens e desvantagens. Como definir a melhor opção? Escute o mercado. 5- Se você pretende evoluir profissionalmente o seu equipamento também deverá evoluir junto.
6- Separe o seu trabalho pessoal do trabalho profissional. Se o trabalho pessoal é aquele onde você presta contas a você, no trabalho profissional quem manda é o cliente. Atenda as espectativas do cliente e não as suas. Ego não paga contas no final do mês. 7- Monte um portifólio. E renove esse portifólio todo ano. Essa é a ferramenta básica para avaliar sua evolução profissional. E lembre-se de que um portifólio não é apenas um monte de fotos juntas. Ele deve ter um tema, um objetivo, uma linguagem clara e o mais importante: Começo, meio e fim. 8- Invista no seu marketing pessoal: Escrever corretamente, falar corretamente, se vestir de acordo com a ocasião e sorrir não vão causar nenhum tipo de prejuizo a você. 9- Seu concorrente não é seu inimigo. Muito pelo contrário. Agindo de forma ética e insentivando outros fotógrafos a trabalharem do mesmo modo, todos saem ganhando. 10- As vezes as coisas dão errado. Tenha a humildade de avaliar onde VOCÊ errou.

sábado, 11 de julho de 2009

Como manter-se jovem...

Li isso no perfil do orkut de um amigo, acho que de alguma forma, são conselhos importantes... e portanto decidi compartilhar com vcs....
1.Deixe fora os números que não são essenciais. Isto inclui a idade,o peso e a altura. Deixe que os médicos se preocupem com isso.
2.Mantenha só os amigos divertidos. Os depressivos puxam para baixo. (Lembre-se disto se for um desses depressivos)
3.Aprenda sempre: Aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que quer que seja. Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso. 'Uma mente preguiçosa é oficina do Alemão.' E o nome do Alemão é Alzheimer!
4.Aprecie mais as pequenas coisas
5.Ria muitas vezes, durante muito tempo e alto.Ria até lhe faltar o ar.E se tiver um amigo que o faça rir, passe muito e muito tempo com ele /ela!
6.Quando as lágrimas aparecerem,Aguente, sofra e ultrapasse.A única pessoa que fica conosco toda a nossa vida somos nós próprios. VIVA enquanto estiver vivo.
7.Rodeie-se das coisas que ama: Quer seja a família, animais, plantas, hobbies, o que quer que seja.O seu lar é o seu refugio.
8.Tome cuidado com a sua saúde:Se é boa, mantenha-a. Se é instável, melhore-a. Se não consegue melhora-la , procure ajuda.
9.Não faça viagens de culpa. Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país diferente, mas NÃO para onde haja culpa.
10.Diga às pessoas que ama que as ama a cada oportunidade.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Caminho de volta temporária...

Hoje acordei estranho, o celular tocou, eu acendi o abajur e virei para o lado. Resultado: Acordei às 07:00, sendo que meu limite para sair de casa é as 07:20. Nada melhor para despertar que uma dose de adrenalina, tipo: Pqp, fodeu! Tô atrasado. Levantei da cama que nem um foguete, corri pro banheiro, tomei banho, calça, camisa e gravata, copão de leite e ainda por cima realoquei a roupa que havia lavado na noite anterior para a parte coberta do varal, com medo de que chovesse no decorrer do dia e tivesse que lavar tudo novamente...é amigo, morar sozinho exige um certo “norráu” metereológico, o meu, ainda é falho pq o dia amanheceu nublado, e depois o sol brilhou o resto do dia...mas não é sempre que se acerta. Mas o que me deixou estranho não foi o atraso, nem o sono, nem a previsão de tempo furada, é o caminho de volta. Morar sozinho como já escrevi neste blog e como tudo na vida tem suas vantagens e desvantagens, porém a dúvida maior é a seguinte: Será que eu vou me readaptar na casa da família novamente? Hora pra comer, hora pra acordar, esperar para tomar banho... O mais estranho de sair de casa é o caminho de volta (ainda que apenas nestes 30 dias de férias) ...pq ao deixar a casa em que crescemos a ansiedade do novo nos motiva, e nosso aprendizado nos abre muitos horizontes. Porém, o que assusta não é o novo, é voltar para o velho com uma cabeça nova...rs complexo né? Pois então vai ver que é porque eu também não entendo direito...
P.S- Pela primeira vez no blog a ilustração é feita com uma foto tirada por mim mesmo!! Ueebaaa!!