Hoje, ao retornar ao trabalho depois de um mês de férias, meu chefe fez um comentário sobre o princípio 10/90, há algum tempo eu já aplico o que esse princípio diz, só não sabia que existia uma teoria para isso.
Basicamente, esta teoria diz que apenas 10% das coisas que acontecem conosco não está sob nosso controle, os outros noventa são de nossa responsabilidade, e são desencadeados pela nossa reação. O exemplo que o autor usa para explicar a teoria é mais ou menos assim:
O executivo estava tomando seu café da manhã na cozinha e lendo o jornal como costumava fazer todos os dia, quando sua filha esbarra na xícara e derruba todo o café na camisa do executivo, que se irrita, repreende a filha com palavras duras que a faz chorar, logo após repreender a filha, o homem começa a criticar a esposa também utilizando palavras rudes, dizendo que ela não deveria ter colocado a xícara tão perto da borda da mesa.
Após brigar com a esposa e a filha o homem sobe as escadas para se trocar, ao descer encontra sua filha chorando na cozinha, como ela havia perdido o Ônibus para o colégio o homem pega o carro para leva-la, ainda nervoso e atrasado esquece do radar de velocidade e toma uma multa, a menina ainda chateada não diz uma palavra e desce do carro sem se despedir do pai, que dirige apressado para o trabalho.
Ao chegar ao escritório 10 minutos atrasado o homem percebe que esqueceu sua maleta com os papéis que havia preparado para a reunião em casa.
No decorrer do dia as coisas parecem apenas piorar, e fica ansioso para o dia terminar e chegar em casa.
Ao chegar em casa o homem ainda terá que enfrentar pequenos conflitos pelo que aconteceu de manhã.
A pergunta é: Porquê o homem teve um dia ruim? Por causa do café? Por causa da filha? Por causa da esposa? Ou por causa dele mesmo?
Ele não teve controle sobre a xícara de café, a reação que ele teve no momento desencadeou os outros fatos do dia. Resumindo uma outra versão da história:
O café caiu na camisa do homem, que disse a sua filha “Está tudo bem, da próxima vez seja mais cuidadosa”
Depois de se trocar, o homem vê sua filha entrar no ônibus escolar, pega sua maleta e vai para o trabalho, chegando 5 minutos adiantado para a reunião. Após voltar para casa sua esposa e sua filha estarão esperando não estarão chateadas com ocorrido.
São duas versões que começaram igual e terminaram de modo diferente, simplesmente pela forma que o homem reagiu.
Não temos controle sobre todos os fatos que nos acontecem, mas o modo como agimos, pode piorar ou melhorar as coisas.
Em momentos de stress costumamos perder a calma e tomar decisões precipitadas e que na maioria das vezes só irá piorar tudo.
Sempre temos escolhas, e em momentos ruins temos um pouco de dificuldade em perceber que a solução está no modo como reagimos... Pare e pense um pouco a respeito, ou vai dizer nunca teve um dia ruim que poderia ser evitado se tivesse reagido de forma diferente a um acontecimento ruim?
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom o textooo! Isso me fez pensar em varios fatos que ja ocorreram... bjos
ResponderExcluir